segunda-feira, 12 de julho de 2010

Jornal A Tarde: Ilê Axé Opô Afonjá começa as comemorações do seu centenário

Em um oriki, nome em iorubá para um tipo de poema, que compôs para Xangô a quem era consagrada, Mãe Aninha  pediu que ele não a deixasse chorar à toa e lembrou que era a pequena filha da divindade que domina a justiça, os raios e os trovões. Pela trajetória do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro fundado por ela e que está festejando 100 anos, pode-se dizer que Xangô atendeu suas preces.
A data de nascimento de Mãe Aninha, 13 de julho, serve como marco para o início da festa. Neste dia, a Câmara Municipal de Salvador vai realizar, a partir das 18 horas, uma sessão especial. Outras atividades ainda vão acontecer durante este mês (confira a programação a baixo).
“Vi Mãe Aninha duas vezes. Era negra, alta, imponente e altiva. Conversava puxando os erres e falava francês. Imagine o susto de intelectuais que frequentavam o terreiro e a ouviam falar nessa língua”, conta Mãe Stella.
Numa época em que a religião dos descendentes de escravos era marginalizada, Mãe Aninha dava exemplo de habilidade política ao dominar a língua das ciências e da alta sociedade. Era  filha de africanos da etnia grunce (Aniió e Azmbriió), um dos muitos povos escravizados no Brasil. Recebeu o nome de Eugênia Anna dos Santos.
Mãe Aninha se tornou sacerdotisa de candomblé pelas mãos de Marcelina Obatossi (Maria Júlia Figueredo), que era prima e filha-de-santo de Iá Nassô, a fundadora da Casa Branca que é considerado o mais antigo terreiro de tradição ketu do Brasil.
Estas e outras informações sobre Mãe Aninha estão no livro Cartas de Édison Carneiro a Artur Ramos, de autoria do antropólogo Vivaldo da Costa Lima, um dos mais renomados pesquisadores brasileiros. Ele escreveu o livro em parceria com o historiador Waldir Freitas Oliveira.
Desentendimentos na Casa Branca a levaram a sair de lá e buscar outro caminho. Antes de fixar o terreiro em São Gonçalo do Retiro migrou por localidades como o Camarão, no Rio Vermelho, Santa Cruz e Amaralina.
Em todo este processo, Mãe Aninha foi acompanhada por sacerdotes renomados nos meios afrorreligiosos baianos, como  Tio Joaquim, Bamboxé Obitikô e Martiniano Eliseu do Bonfim.
Confira a agenda comemorativa

13/07 - Sessão especial de celebração do centenário do Ilê Axé Opô Afonjá na Câmara Municipal de Salvador, a partir das 18 horas, no Plenário Cosme de Farias;
30/07 - Evento comemorativo no barracão de festas do Afonjá. Às 19 horas, saudação à Casa pelos alabês do terreiro, seguida da abertura do evento, performance do dançarino e coreógrafo Clyde Morgan, lançamento de selo comemorativo pelos Correios e apresentação do afoxé Filhos de Gandhy;

31/07 - A partir das 8 horas, no terreiro, inauguração do busto de Mãe Aninha, mesas-redondas, palestras lançamento de livros e exibição de vídeos, além da apresentação do bloco Cortejo Afro;

01/08- Palestras no barrracão de festas, apresentação de grupos de capoeira, dança e da Banda Aiyê. 

Link original: http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=4732308

Nenhum comentário: