quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Artigo "Uma dupla consciência": Estratégias no combate ao "racismo científico" em PDF


O artigo apresentado ontem no seminário Preconceito na Fala, Preconceito na Cor, na Associação Protetora dos Desvalidos, está disponível para download:

http://svn.br.inter.net/5star/blogs/DuplaConsciencia.pdf

Este trabalho analisa as estratégias usadas por Manuel Raimundo Querino e Booker T. Washington para enfrentar as imagens negativas produzidas pelos cientificistas – inclusive fotografias antropométricas – com o objetivo de comprovar a suposta inferioridade da “raça negra”. Compara as imagens produzidas pelo naturalista Louis Agassiz no Brasil e nos Estados Unidos com as fotografias publicadas por Querino no seu trabalho “A raça africana e os seus costumes na Bahia”, entre elas, imagens de ialorixás do Gantois no estilo carte-cabinet. Também analisa fotografias de duas faculdades negras nos Estados Unidos, inclusive as imagens expostas na Exposé Nègre em Paris em 1900.


Para quem quiser se aprofundar sobre este tema, recomendamos a dissertação de Mestrado de Christianne Vasconcellos intitulada “O circuito social das fotografias da Gente Negra. Salvador 1860-1916”. Salvador, UFBA, 2006.

Nenhum comentário: