quinta-feira, 20 de agosto de 2009

CINQUENTA ANOS DE UM REI

Foto: Mario Cravo Neto

Evento celebra meio século de iniciação do babalorixá Balbino Daniel de Paula

O livro Obaràyí – Babalorixá Balbino Daniel de Paula, que será lançado no dia 27 de agosto, às 19h, no Palácio da Aclamação, terá pré-lançamento especial durante as comemorações do Jubileu de Ouro Aganju – 50 Anos Obaràyí. A festa pública que celebra as cinco décadas de iniciação religiosa de um dos grandes representantes do candomblé será no dia 24 de agosto, segunda-feira, às 10 horas, no Terreiro Ilê Axé Opô Aganju, em Lauro de Freitas. Idealizado e produzido pela Barabô Design Gráfico e Editora, o livro tem patrocínio da Agência Africa, Citéluz e Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.

A festa do dia 27 será assinada pela Barabô Design Gráfico e Editora, em parceria com a Licia Fabio Produções Eventos, e já tem confirmada a presença do presidente da Agência África, Nizan Guanaes e executivos da Citéluz. A obra apresenta um elo entre a cultura africana e brasileira através da história do sacerdote, filho de Xangô, com textos das jornalistas Agnes Mariano e Aline Queiroz e um projeto gráfico que inclui mais de mil imagens. “O livro reforça o que Pierre Verger sempre afirmou: Balbino nasceu com uma estrela, que é o guia que lhe permite seguir dando exemplo de vida, de superação e de construção de novos horizontes, para os que já o conheceram e para os que virão a conhecê-lo”, afirma o presidente da Fundação Pierre Verger, uma das apoiadoras da publicação, Gilberto Sá.

“No dia 24, faremos a entrega oficial da publicação nas mãos de Balbino”, antecipa o diretor executivo da Barabô, Mauro Rossi. No sábado, 22, será aberta exposição com imagens de Pierre Verger que retratam diversos momentos da trajetória de Oraràyí. No mesmo dia do pré-lançamento, haverá avant-premiere do filme O Jardim das Folhas Sagradas, de Póla Ribeiro, que conta com a participação do babalorixá. A programação inclui também uma missa em homenagem ao Jubileu de Ouro na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia no dia 23 de agosto, domingo, às 10 horas. A programação é aberta ao público.

Nenhum comentário: