terça-feira, 7 de julho de 2009

WALDELOIR REGO, UM BAIANO DA GEMA

Waldeloir Rêgo (antropólogo), Carlos Coqueijo Costa (advogado, compositor), Agnaldo dos Santos (escultor), Walter da Silveira (advogado, crítico de cinema - cinéfilo!), Vivaldo da Costa Lima (antropólogo), Mirabeau Sampaio (comerciante, escultor/ pintor), Virgílio de Sá (advogado e jornalista), [Carlito] Vasconcelos Maia (comerciante, escritor, diretor do turismo); anos 50, galeria oxumaré, salvador-bahia; foto de Voltaire Fraga (Fonte da foto: http://continhosparacaodormir.blogspot.com/2008_09_01_archive.html)

Para Waldeloir, inegavelmente, podemos aplicar, em toda a sua profundidade e verdade os lugares comuns que usamos para as pessoas falecidas: insubstituível, de saudosa memória, uma perda irreparável.

São realmente poucos os que se deram conta da tragédia humana e cultural que representa a perda de um intelectual do porte de Waldeloir.

Tive o privilégio, nestes últimos anos, de desfrutar da sua amizade e da sua cultura.

A sua aparência simples escondia um grande erudito, um incansável pesquisador, enfim, um preciosista do saber.

Era meticuloso na sua investigação histórica, não deixando nunca de confirmar todas as hipóteses de trabalho. Quando escreveu sobre a capoeira angola praticamente esgotou o assunto, tendo os livros que se seguiram ao seu simplesmente repetido o que ele já havia dito.

Tinha uma visão muito objetiva sobre a questão do negro, cuja origem assumia em toda a sua integridade, e afirmava categórico: o negro só se liberta pela cultura.

No candomblé aliou a participação ativa ao conhecimento antropológico, tornando-se, sem dúvida, uma das maiores autoridades mundiais no assunto. Ele não estava no candomblé como alguém de fora, que procura entender o que está acontecendo. Ele foi um reconhecido Pai de Santo, um sacerdote que era a fonte do conhecimento e da prática profunda dos ritos e cultos. Sabia por saber, e não por ouvir dizer.

A sua atividade artística, como “designer” nos deixou tecidos e jóias de uma beleza, digamos, etnologicamente correta. Sabia, como poucos, apreciar as delícias de um bom vinho e a melodia de uma boa música, principalmente ópera. Neste sentido, a cultura de Waldeloir não era negra, branca ou amarela: era a cultura universal que, ou tem todas as cores ou não tem cor nenhuma.

Quanto à comida, era um especialista, tanto na arte de fazer como de conhecer a história, os detalhes, as pessoas e os comportamentos que envolvem o ato de comer.

As viagens para a Europa, África e Caribe eram para ele momentos intensos de aprendizado e conhecimento. Desfrutava de tudo, com um profundo senso existencial.

Mas era aqui na Bahia que ele estava à vontade. Um pouco discreto, é verdade, mas ninguém como ele conhecia o carnaval, a comida, as ruas, as casas, os casos e os personagens civis, militares e religiosos. Se algum dia alguém for definir o “homo baianus” Waldeloir será certamente tomado como protótipo.

O seu conhecimento seguro e pormenorizado fazia com que fosse admirado pela vastidão de amigos que tinha, no Brasil e no mundo. Conversava sobre cultura com carregadores do mercado a embaixadores do Itamaraty. Romancistas como Jorge Amado o consultavam sobre aspectos da cultura africana, baiana e popular.

A sua paixão, porém, eram os livros. Não pelo objeto em si, mas pelo que continham. Sua vida foi uma constante convivência com livros, documentos, jornais, revistas, fotografias , fitas magnéticas e tudo que pudesse lhe transmitir informações. Não uma informação qualquer ou equivocada, mas a fonte correta, confiável, de procedência. Na busca desta informação se correspondia com as mais diversas pessoas e instituições do Brasil e do mundo inteiro, e nessa tarefa era incansável. Sempre me dizia que não era um bibliófilo. E apesar de ter edições raras e preciosas, todas elas faziam parte de uma constelação do saber, escolhidas de forma sistemática e necessária.

No emaranhado de estudos e pesquisas em que vivia, não conseguiu concluir um capitulo adicional e dar a segunda edição de “Capoeira Angola”, nem publicar “O Pirão do Negro” , um estudo sobre a alimentação, e o livro sobre os Afoxés.

Ás vezes Waldeloir tocava no assunto de vender a biblioteca, mas fazia a ressalva de que só o faria para o exterior. Ou então que faria uma doação, mas só para a Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro., porque a Bahia, segundo ele, não tem este cuidado com o patrimônio cultural.

Hoje, nesta cerimônia de inauguração do Memorial, estamos orgulhosamente mostrando que ele estava equivocado.

E ele, certamente no seio dos seus orixás...e quem sabe agora aqui entre nós...deve estar dizendo: ainda bem !

Eduardo Sarno

23.11.01 / 19.11.08

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela homenagem a este grande Baiano, grande brasileiro, grande homem...
Jorge Braúna

IOLANDA disse...

Estudioso incansavel da cultura e culinária africana. Merece ser lembrado diariamente porque a Bahia não é só de Jorge Amado, mas também de Waldeloir Rêgo.
Iolanda Cotias (Sobrinha)