domingo, 12 de abril de 2009

CAMINHOS DE IFÁ


Grupo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros de Línguas e Culturas (Geaalc) da UNEB realiza I Ciclos de Palestras 2009 - Evento gratuito convida pesquisador da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e professor da Universidade da Nigéria para discutir temas da cultura africana Yorubá - Dias 14 e 15/abril, em Salvador

O Grupo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros de Línguas e Culturas (Geaalc), do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), realiza nos dias 14 e 15 de abril o I Ciclos de Palestras 2009.

A programação do evento reserva palestras com início às 16h, no auditório Ivete Sacramento, com sede no DCH do campus, em Salvador. O evento é aberto ao público, que pode se inscrever gratuitamente no dia e local de realização do ciclo. Estão sendo disponibilizadas 40 vagas.

A iniciativa traz à UNEB dois pesquisadores internacionais, que farão exposições sobre a cultura africana. Dia 14 de abril, o professor Olasope Oyelaran, da Universidade Obafemi Awolowo (antiga Universidade de Ifé), da Nigéria, falará sobre o tema O mundo Yorubá: tradição e língua.

No dia seguinte é a vez do americano Victor Manfredi, professor da respeitada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que ministrará palestra sobre Os caminhos de Ifá - sistema de adivinhação que se originou entre os yorubás da Nigéria.

Segundo Yeda de Castro, uma das coordenadoras do Geaalc, o ciclo tem o objetivo de discutir a cultura africana através de pesquisas desenvolvidas por especialistas da área. “Nesta oportunidade, estamos trazendo reconhecidas personalidades internacionais com diferentes visões sobre a cultura afro”, destaca.

O próximo ciclo de palestras será realizado no início de junho e já tem confirmada a participação do artista plástico Babatumbe Lawal, que estudou na Universidade de Ifé.

O Ciclo de Palestras 2009 recebe o apoio do DCH e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Ppgel), do Campus I da UNEB.

Informações: Geaalc/Campus I - Tel.: (71) 3117-2448.

Nenhum comentário: