quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Coletivo de Entidades Negras luta por políticas para os negros em Camaçari

Claudia Magnólia/ Camaçari Notícias

O Coletivo de Entidades Negras é uma organização não governamental que surgiu em Salvador no ano de 2005 com o objetivo de fortalecer a cultura afro-brasileira e africana, além de defender os direitos e interesses das religiões de matriz africana. Em Camaçari, o CEN foi implantado há seis meses e funciona em uma sede improvisada no distrito de Parafuso.

Para chamar a atenção para a luta do povo negro, o Centro quer realizar várias ações na cidade, onde, segundo coordenadora geral da entidade em Camaçari, Neide de Oyá, fazer militância é muito difícil. "As pessoas aqui não estão muito acostumadas com isso. Adoro meus torsos, minhas roupas, mas quando chego às lojas, todos me olham de cima a baixo, muitos até duvidam que eu vá comprar alguma coisa", revela.

A turismóloga e coordenadora do Núcleo de Mulheres do CEN, Jocimara Souza, acredita que é preciso mais respeito e conscientização por parte da população sobre os costumes do povo negro e do povo de Santo. "As pessoas acham bonito se vestir assim para receber os turistas, mas usar essas mesmas roupas para trabalhar elas não acham bonito", conta. "É preciso que todos se conscientizem, principalemnte os jovens, sobra a cultura que está nessas roupas, por isso lutamos pela aplicação da lei que obriga o ensino da história da África nas escolas", conclui.

A falta de apoio ainda é uma grande barreira para as entidades negras. Amanhã, o CEN realiza a partir das 14 horas no espaço Conviver uma homenagem às mulheres negras do município. Para realizar o evento, a entidade distribuiu 40 ofícios em empresas privadas da cidade, mas recebeu muitas respostas negativas.

"Os ofícios solicitavam doação de alimentos e brindes para que sejam realizados sorteios, nada que não estivesse ao alcance dos empresários, no entanto, contamos com muito pouca ajuda", afirma Neide. "Mas com certeza nós faremos um evento belíssimo, pois o negro tem uma grande capacidade de fazer com que o negativo se torne positivo", completa.

No próximo ano, entre as ações previstas pelo CEN está uma caminhada do Povo de Santo de Camaçari e do Seminário de Povo de Santo.

Leia também: Sexta tem homenagem a mulher negra em Camaçari

Nenhum comentário: