domingo, 23 de novembro de 2008

Curso Irê Ayó tem início na segunda-feira, 24

O Curso Irê Ayó acontece de 24 de novembro a 5 de dezembro, no Hotel Vila Velha. Aula inaugural terá exibição do documentário 'Mbondo', filmado entre Angola e Salvador.

O curso Irê Ayó, parceria entre a Secretaria de Cultura e o Instituto Anísio Teixeira/SEC, terá início nesta segunda-feira (24/11), às 8h, no Hotel Vila Velha, com a exibição do documentário 'Mbondo - nossas raízes africanas', dirigido por Ricardo Carvalho.

O Irê Ayó é um curso presencial de 120 horas/aula, que acontece até 5 dezembro, com o objetivo de contribuir para a formação de educadores na implementação da lei 11.645/08 (que obriga o ensino da história dos povos indígenas e das culturas afro-brasileiras nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados).

Os 160 alunos do curso, professores graduados da Rede Estadual de Ensino, vão ter aulas de princípios para a construção de identidades, auto-estima e convivência solidária, com especialistas como o doutor de Educação Pedro Abib (UFBA), o arte-educador André Mustafá, o cineasta Ricardo Carvalho e os historiadores Henrique Cunha Jr. (UFCE) e Marcelo Cunha (Museu Afro da UFBA).

Uma das finalidades do Irê Ayó é a ressignificação da história, da memória ancestral e da civilização africana na contemporaneidade, além da valorização da auto-estima.

Nenhum comentário: