terça-feira, 19 de agosto de 2008

Fábrica de Idéias

Por uma Sociologia das Emergências: contra o desperdício das Experiências
(texto apresentado na abertura da Aula Pública
do Prof. Boaventura Santos na Reitoria da UFBA)

Por: Jamile Borges

Salvador,13/agosto/2008

Esta é mais uma atividade da Fabrica de Idéias. Um curso internacional e avançado sobre relações étnicas e raciais. O curso hoje coordenado pelos professores Ângela Figueiredo e Livio Sansone, está sediado no Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA e conta com o apoio de diversas instituições de fomento nacionais e internacionais.

Ao longo desses 11 anos, a Fábrica de Idéias tem enfrentado inúmeros desafios; mas esses desafios nem de longe abalaram a nossa crença na possibilidade de construir um projeto de sociedade e de universidade assentados na lógica da inclusão e da acessibilidade de segmentos historicamente ausentes das políticas publicas e das instancias decisórias do poder.

Empoderar pessoas: esse é o nosso maior desafio e também nossa ambição.

Essa Babel de estudantes de diferentes partes do mundo revela que a alteridade, mais que um clichê antropológico é por nós entendida como um convite a conviver com a diferença e o diferente.

Coube a mim a honra de apresentar a vocês, o professor Boaventura Sousa Santos. Sua biografia intelectual – Doutor em Sociologia do Direito, professor da Universidade de Coimbra, professor visitante na London School of Economics – diz muito menos sobre ele do que sua vida e seus escritos. Intelectual engajado, tem combatido duramente as diversas formas de opressão e exclusão levadas a cabo pelo projeto de globalização em curso nas sociedades modernas.

Ao fazer a critica do sistema-mundo globalizado, propôs, junto com ativistas, intelectuais, mulheres e homens de diversos grupos étnicos um projeto ambicioso e belo: contra o desperdício das experiências sociais busca uma nova racionalidade: uma globalização contra-hegemônica. Contra o epistemicidio de diversos discursos – dos movimentos sociais, dos índios, negros, mulheres, gays e lésbicas, propõe uma sociologia das emergências. Em suas próprias palavras: pensar de forma Pós-Abissal, em favor dos saberes historicamente ausentes da tradição moderna e universitária.

Para tal, advoga contra a monocultura do saber e propõe uma ECOLOGIA DOS SABERES .

Construir uma nova engenharia de laços sociais, este é o convite que fazemos a todos vocês: descolonizar o conhecimento, tecer redes colaborativas, instituir a generosidade como fundantes de uma outra era. Nesse sentido o chamado do Professor Boaventura Santos nos encoraja e inspira a não apenas vislumbrar, mas construir um futuro pleno de possibilidades plurais e concretas, simultaneamente utópicas e realistas, onde todos os nossos sonhos serão possíveis.


Visite o site da Fábrica de Idéias - www.fabricadeideias.ufba.br/

Nenhum comentário: