sexta-feira, 18 de julho de 2008

Seminário Manuel Querino: Nota de Esclarecimento

Inicialmente, agradecemos a atenção e sensibilidade no entendimento da importância da realização do Seminário Nacional Manuel Querino: Vida e Obra, anteriormente programado para ser realizado entre os dias 28 de julho e 01 de agosto de 2008 na sede do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHB.

Como é de conhecimento público, a realização de um evento de tal magnitude requer uma gama de ações e negociações que possuem uma dinâmica particular, e que exigem celeridade nas decisões. Ocorre que, por um infeliz conjunto de obstáculos e contratempos burocráticos, a Fundação Cultural Palmares, nosso principal patrocinador, ficou impossibilitada de cumprir os trâmites necessários para a celebração do convênio de patrocínio. Acrescente-se que gestores públicos e alguns parlamentares que se acham embriagados pela ilusão do poder, simplesmente deixaram de se comprometer o projeto como foi o caso de atuais membros da Câmara Municipal do Salvador, instituição que contou com a participação de Manuel Raimundo Querino nos períodos legislativos de 1890/1892 e 1897/1899, na condição de primeiro negro a integrá-la.

Atendendo a pedido da Fundação Cultural Palmares, e de um sem-número de pesquisadores – incluindo alguns de nossos palestrantes –, e estudantes que se veriam na contingência de ter que optar entre comparecer ao Seminário Nacional Manuel Querino: Vida e Obra ou ao encontro da Associação Nacional dos Professores Universitários de História – ANPUH-BA, que será realizado na cidade de Vitória da Conquista – Ba, no mesmo período, a Coordenação do Seminário, em conjunto com a Presidência do IGHB, foi levada a adiar o período de realização para os dias 25 a 29 de agosto de 2008.

Afiançamos, com a mais absoluta certeza, que o adiamento será determinante para o melhor desenvolvimento do Seminário Nacional Manuel Querino: Vida e Obra.

Nenhum comentário: