sexta-feira, 20 de junho de 2008

Curso vai formar capoeiristas-educadores

20/06/2008 - 18h14m

*Da Redação
redacao@portalibahia.com.br

O curso Capoeira - Educação para a Paz, começa no próximo dia 30, às 14h, com uma palestra da educadora Fátima Freire Dowbor, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, tem como principal objetivo formar capoeiristas-educadores que vão atuar na construção de um currículo escolar voltado para a educação das relações étnico-raciais.

O curso vai aproximar o caráter inclusivo da capoeira a vivências pedagógicas colaborativas, como a Metodologia do Círculo de Cultura, desenvolvida pelo educador Paulo Freire. O tema será abordado por sua filha, a também educadora Fátima Freire Dowbor, na aula inaugural, com a palestra Quem Educa Marca o Corpo do Outro.

O evento contará também com a apresentação do artista senegalês Doudou Coumbua Rose, que vai pedir a bênção aos mestres que ocupam o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, reduto histórico da luta e resistência de diversos grupos de capoeira em Salvador, agora sob a gestão do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

De início, serão capacitados 80 capoeiristas, em duas turmas de 40 alunos, que assistirão a aulas dos 30 módulos do curso.

As inscrições para o curso já estão abertas. Para participar, os interessados precisam ser indicados por outros mestres de diferentes bairros e escolas de capoeira de Salvador e região metropolitana.

As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no Forte de Santo Antônio Além do Carmo. A previsão é que a primeira turma receba o certificado no dia 15 de agosto.

Nenhum comentário: