sexta-feira, 16 de maio de 2008

Precisamos de seu apóio!

O Professor Jaime Nascimento está organizando um seminário (detalhes embaixo) sobre Manuel Querino e precisa de manifestações de apóio para demonstrar o "interesse público" deste evento. Manifestações a favor do seminário podem tomar a forma de uma mensagem neste blog, emails (dirigidos a Prof. Jaime Nascimento - habissinia@gmail.com, Penildon Silva Filho - Diretor Geral do IAT pfilho.iat@sec.ba.gov.br e Ricardo Resende de Andrade - Diretor de Formação e Experimentação Educacional do IAT randrade.iat@sec.ba.gov.br reseandrade@gmail.com )
um abaixo-assinado ou o que achar melhor. Vamos fazer uma mobilização em prol da memória do primeiro estudioso afro-brasileiro a destacar a contribuição do africano e seus descendentes à civilização brasileira!


O "Seminário Manuel Querino: Vida e Obra", promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e organizado pelo Prof. Jaime Nascimento, busca marcar de forma significativa a passagem dos 157 anos de nascimento e 85 anos da morte de Manuel Raimundo Querino. Escritor, jornalista, historiador, professor do Liceu de Artes e Ofícios e do Colégio dos Órfãos de São Joaquim, antropólogo autodidata, e um dos mais importantes pesquisadores da História da Bahia, Querino foi precursor dos estudos da contribuição africana para a formação da sociedade brasileira. No seminário, discutir-se-á essa personalidade ímpar e multifacetada, ressaltando a sua importância no cenário intelectual da Bahia e do Brasil.

O seminário será realizado entre os dias 28 de julho e 01 de agosto,
com palestras apresentadas no Auditório do IGHB e na Sala de
Teleconferência do Instituto Anísio Teixeira.

Segue a relação de palestrantes confirmados:
Profa. Dra. Maria das Graças Leal
Profa. Dra. Consuelo Novais Sampaio
Profa. Ms. Sabrina Gledhill
Profa. Myriam Fraga
Profa. Ms.Cristiane Vasconcelos
Prof. Dr. Antonio Sérgio Alfredo Guimarães
Profa. Ms. Eliane Nunes
Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire
Profa. Dra. Vanda Machado
Proa. Dra.Marli Geralda Teixeira
Prof. Dr.Vilson Caetano Júnior
Prof. Ms.Gildeci de Oliveira Leite

Nenhum comentário: