terça-feira, 18 de março de 2008

Abdias do Nascimento e o "ilustre desconhecido"


Ontem, tive a honra de presenciar um evento histórico - Abdias do Nascimento recebeu um Doutorado Honoris Causa pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. O grande guerreiro, já com 94 anos e sentado numa cadeira de rodas, cumprimentou a plateia com punho erguido, a saudação Black Power. Foi emocionante. Só que, quando os palestrantes (entre eles, o governador da Bahia) citaram os ilustres afro-brasileiros do passado que se comparam com o honrado professor, dramaturgo, autor, artista plástico, político e militante negro, entre eles, Zumbi e Luiz Gama, ninguem lembrou de Manuel Querino. Pelo visto, este continua sendo um "ilustre desconhecido" na sua própria terra.

Em homenagem ao Prof. Dr. Abdias do Nascimento, citamos as palavras de Florestan Fernandes, no prefácio do livro O genocídio do negro brasileiro - Processo de um racismo mascarado:

"Ele não pede 'as migalhas do banquete' e tampouco perde tempo com a 'questão da justiça à gente negra'. Isso ficou para o passado, para as agitações e os movimentos das décadas de 30 e 40[....] Limpa e claramente, retoma a ação direta dos quilombolas, centrando suas baterias na luta pela liberação do negro e do mulato de tantas e tão variadas servidões visíveis e invisíveis".

Visite o website oficial de Abdias do Nascimento

Nenhum comentário: